Dados são da Secom, responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo
O governo de Jair Bolsonaro (PL), conhecido pelos constantes ataques à Rede Globo, quase dobrou o gasto com publicidade na emissora quando comparados os períodos entre janeiro e junho de 2021 e 2022. Os dados são da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom), responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
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Segundo o levantamento feito pelo portal UOL, entre 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a emissora recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já no mesmo período de 2022, a Globo recebeu R$ 11,4 milhões, o que representa um crescimento de 43%.
Além do valor, houve alteração também no perfil das publicidades. Em 2021, o governo havia comprado 46 inserções publicitárias definidas como "utilidade pública" e somente 10 para materiais considerados como institucionais. Já em 2022, foram 72 campanhas institucionais, o que representa um aumento de 86% neste tipo de publicidade, e somente 2 de utilidade pública, ou seja, 92% a menos deste tipo de comercial.
O valor investido em publicidade na Rede Globo em 2022 corresponde 42% do total destinado à compra de espaço publicitário na emissora durante o Governo Bolsonaro. Considerando o período entre 1º de janeiro e 21 de junho dos quatro anos de mandado do presidente, R$ 27,5 milhões foram destinados à emissora por publicidade.
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