Política

Candidatos à prefeitura de Salvador participam de segundo debate; confira principais posicionamentos

25 de Outubro de 2020 às 11h09 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Reprodução // TVE Bahia
[Candidatos à prefeitura de Salvador participam de segundo debate; confira principais posicionamentos]

Ficaram de fora da discussão Cézar Leite (PRTB) e Rodrigo Pereira (PCO)

Sete dos nove candidatos à prefeitura da Salvador participaram do segundo debate televisivo, transmitido pela TVE, neste sábado (24). Bacelar (Podemos), Bruno Reis (DEM), Celsinho Cotrim (PROS), Hilton Coelho (PSOL), Major Denice (PT), Olívia Santana (PCdoB) e o Pastor Sargento Isidório (Avante) responderam perguntas sobre desemprego, mobilidade urbana e educação. Além disso, habitação, impostos, segurança pública, cultura e turismo também foram pautas de discussão.

Cézar Leite (PRTB) e Rodrigo Pereira (PCO) ficaram de fora do debate que foi dividido em três blocos, onde, nos dois primeiros os candidatos podiam escolher quem responderia sua pergunta e a terceira parte foi destinada às considerações finais.

Veja as principais respostas sobre cada um dos temas:

DESEMPREGO

Bruno Reis: Combater o desemprego vai ser prioridade do nosso governo. Nós investimos em obras que geram empregos diretos, lançamos uma série de programas e projetos que contratam milhares de pessoas. Estimulamos o ambiente de negócios, trazendo segurança jurídica com a nova Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUS), o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador (PDDU). Simplificamos os processos de licenciamento e aberturas de empresas. Agora, 30 empreendimentos estão sendo licenciados na cidade, habitacionais e comerciais que vão gerar 35 mil empregos. Tenho a disposição de reduzir o IPTU contando que tenha a contrapartida do emprego, e de reduzir o ISS contando que contrate pessoas da nossa cidade. Vamos estimular outros vetores de crescimento na cidade, como o turismo de bem-estar e saúde com a duplicação de hospitais, o polo logístico de Valéria e a nova centralidade de Águas Claras.

Hilton Coelho: Nós vamos implementar o programa de Renda Básica Permanente, o primeiro Banco do Povo da cidade, para fomentar a atividade produtiva do nosso povo e criar o aplicativo municipal que vai cobrar 5% da corrida na cidade.

Olívia Santana: No nosso governo, vamos assumir um plano emergencial de recuperação da economia da cidade, vamos empresas participem. Temos que estimular a economia criativa, democratizar oportunidades de negócios e o desenvolvimento das artes. É uma vergonha a Barroquinha e a Baixa do Sapateiros, destruíram o comércio e não tem nenhuma política de desenvolvimento social e econômico para o Centro Histórico.

MOBILIDADE URBANA

Pastor Sargento Isidório: Não precisa ser doutor para ver a perversidade que está sendo feita, o povo está dentro do ônibus como se fosse lata de sardinha, sovaco na cara do outro, e as frotas foram ficando na garagem. O pior é o desrespeito ao Ministério Público, sempre claramente a prefeitura está protegendo os empresários em detrimento do povo, inclusive na saúde. E querem proibir o povo de se desestressar na praia. É um desrespeito grande às pessoas, sabendo que a covid-19 continua.

Olívia Santana: No meu governo, vamos enfrentar essa situação absurda, desigual. O Ministério Público precisou entrar na justiça para a prefeitura entender que, em plena pandemia, as pessoas não podiam continuar viajando dessa forma e colocar 100% da frota em funcionamento. Mesmo assim, a qualidade do atendimento é péssima. Tenho um compromisso de redesenho das linhas, de dar conforto e qualidade, colocar linha onde mais precisa. Tratam o transporte público como coisa de pobre, que não recebe respeito. Só levam em conta os interesses dos empresários.

Hilton Coelho: A situação do transporte coletivo em Salvador é dramática. A disseminação da covid-19 na nossa cidade está relacionada a essa forma desrespeitosa que ataca a vida da população. O governo do estado não tem um comportamento que destoa da prefeitura. O trem do Subúrbio, um transporte coletivo que pode ver os seus trilhos arrancados. Salvador pode sair da malha ferroviária do estado porque o governador que tirar os trilhos do Subúrbio, afundando a possibilidade de termos o sonho do trem regional, um trem proposto pela Ufba, que pode fazer Salvador ser religada à Região Metropolitana, Recôncavo e parte do Sertão. Tudo isso pode acabar porque o governador quer colocar um transporte sobre pneus no Subúrbio Ferroviário. Esse monotrilho do VLT é um transporte de pneu. É um crime com o futuro de Salvador, que tira nossa oportunidade de nos conectar com as cidades irmãs. Precisamos de um fundo público que taxe as grandes fortunas e coloque tarifa zero para estudantes.

Major Denice: O VLT é o transporte do futuro que está sendo levado para uma região que foi tão massacrada historicamente, que é o Subúrbio. É para o menino sair de Paripe e chegar no aeroporto rapidamente. A minha proposta é pegar o VLT e levar de Paripe até a nova rodoviária em Águas Claras, e ao unir com o metrô, teremos essa cidade integrada e unida.

HABITAÇÃO

Bruno Reis: O programa Morar Melhor virou um case de sucesso e não vai parar. Vamos chegar até o fim do ano com 40 mil unidades reformadas e, nos próximos quatro anos, vamos reformar mais 50 mil unidades, recuperando banheiro, fazendo reboco, pintura, telhado, para que as pessoas não sofram com as chuvas.

Celsinho Cotrim: Iremos fazer a maior revolução habitacional da história dessa cidade. Precisamos minimizar o déficit de moradias, iremos regularizar os terrenos, os comércios informais de garagem. Quando regularizarmos, a pessoa vai poder ir ao banco solicitar empréstimo para comprar um freezer, um tabuleiro. A partir daí, a gente fomenta os empreendimentos, regulariza, reforma as casas e dá dignidade. 

Pastor Sargento Isidório: Estou já incentivando as pessoas a se prepararem para saírem candidatos/as a prefeitos/as dos bairros, porque, assim como tem eleição para conselheiros tutelares, na minha gestão, quem vai escolher o prefeito do bairro é o povo. É nas comunidades que vamos administrar e estarei, periodicamente, atendendo nas prefeituras-bairro, vamos acabar com esse balcão de emprego.

EDUCAÇÃO

Bacelar: A educação para ter resultados tem que ser em tempo integral. Em Salvador, houve um retrocesso na educação integral. Quando secretário criei as primeiras escolas de ensino fundamental em tempo integral, mas infelizmente essa prática se reverteu. Eu o resgatarei. Iremos ter no primeiro turno os conteúdos formais e no contraturno acesso à cultura, ao teatro. No meu programa de governo consta a Escola Técnica Municipal. Podemos fazer convênios com o Sistema S para ter um amplo programa de formação de mão de obra para serviços que não existam grande formação profissional, como a economia do cuidado, do idoso, da criança, do doente. Vamos formar essa mão de obra para estar à disposição do mercado. 

Bruno Reis: Estamos transformando a educação de Salvador. Em 2012, tínhamos 1.000 salas de aula sem professores, crianças sem merenda, sem kit escolar, essa realidade mudou. Recuperamos ou construímos mais de 244 escolas, as crianças fazem hoje cinco refeições diárias, entregamos fardamento, o kit, temos um programa próprio, que é produzido pelos professores, os agentes da educação estão lá reduzindo a evasão escolar. Vamos seguir aumentando a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foi na nossa gestão que implantamos plano de cargos e salários dos professores. Todas as nossas conquistas foram porque conseguimos motivar os professores. Temos muitos desafios e vamos agora melhorar, universalizando o acesso a creches. Ainda temos 10 mil crianças fora das creches. No passado, Salvador tinha apenas 17 mil vagas, hoje oferecemos 55 mil. O nosso compromisso com as crianças é alfabetizá-las até, no máximo, os seis anos, e reduzir a evasão escolar a distorção idade-série.

Celsinho Cotrim: Terei educação em tempo integral no meu governo, darei café da manhã para que o aluno quando chegue, se alimente e consiga elaborar a questão educacional. O secretário de educação será escolhido pelos servidores municipais da educação para, desta forma, a gente não ter partido cuidado da educação dos filhos.

Olívia Santana: Vamos fazer o Educação de Jovens e Adultos [EJA] conectado com a formação profissional para o trabalho, ampliar horizontes e oportunidades. A nossa juventude nos bairros populares não pode continuar sendo tratada como um inimigo a ser combatido, tombando, morrendo na base da bala. Temos que enfrentar esse quadro abrindo oportunidades para a juventude, dando caminho para nosso povo. Nós, mulheres negras, a juventude negra tem que ter direito a um lugar ao sol. Não quero ver nosso povo nascendo, crescendo e morrendo sem oportunidade, enquanto essa elite se perpetua no poder. Peço que reflita e vote numa alternativa nova.

Pastor Sargento Isidório: Propus ao governador Rui Costa que os colégios militares fossem feitos em parceria com os prefeitos da Bahia. Na Fundação Dr. Jesus estamos brigando para atender quem não usou drogas. Salvador está precisando de creche porque tem muita maquiagem e precisa mudar essa realidade, fazendo também escolas com tempo integral.

CULTURA E TURISMO

Major Denice: A cultura pulsa em cada região dessa cidade e tem que ser vista como espaço profissional. A cidade pode transformar a partir da cultura a vida das pessoas, pautando a educação. Precisamos ter um aumento no orçamento destinado à cultura. Para a gente profissionalizar esse espaço, vamos construir o maior centro de capacitação do país. Cultura é além do carnaval e Salvador sabe disso, só não foi oportunizada. Estamos trazendo proposta de outros potenciais espaços para apreciação turística na cidade, como o Circuito da Moqueca, sinalizando os espaços que podem ser visitados e propagados pelo mundo todo, como se faz na Espanha, com a paella. Queremos incentivar o turismo religioso e o da história do petróleo, Salvador tem o primeiro poço de extração de petróleo do país. A minha proposta é transformar Salvador na Wakanda do turismo étnico para que venham celebrar conosco o fato de serem essa capital negra que muito me orgulha.

Celsinho Cotrim: Sem o trade turístico, o turismo não avança. Vamos fazer mais cursos de formação empresarial para construir no município o Simtur, que é o Serviço de Intermediação de Mão de Obra para o Turismo.

IMPOSTOS

Major Denice: A arrecadação não pode ser esse lugar de prejuízo, de dissolução das empresas, da vida das pessoas. A prefeitura de Salvador nos últimos anos praticou essa perversidade, aumentando o IPTU, forçando empreendimentos a fecharem e demorando mais de um ano para liberar alvarás. Na minha gestão, vamos revisar essa política tributária, alvará nenhum demorará mais de um ano, em específico as grandes obras que gerarão renda para nossa população. Não podemos pautar, por exemplo, uma indústria de multas que força as pessoas a não aprenderem a cuidar das suas vidas, das suas famílias quando estão no trânsito, não sinaliza a elas a importância de se manterem vivos, apenas suga, retira financeiramente dessas pessoas até o que elas não tem. Os motoristas de aplicativos amargam com essa política. A nossa pauta é educar as pessoas, elas precisam entender o motivo de estarem sendo punidas. A arrecadação municipal não pode ser espaço de sangrar cidadãos.

SEGURANÇA PÚBLICA

Celsinho Cotrim: A iluminação pública é essencial à qualidade de vida, previne a criminalidade e precisa estar dentro de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, que vamos criar, para caminhar e identificar, de forma integrada e inteligente, todo o serviço, não ficando sequer um bairro sem iluminação com LED branca. 

Bruno Reis: Nossa meta é chegar ao fim do ano com 80% da iluminação da cidade modernizada, toda em LED. Vamos chegar até o meio do ano que vem com 100% da iluminação em LED e vamos seguir com telegestão, iluminando monumentos público, valorizando ainda mais os pontos turísticos.

Comentários

Outras Notícias

[Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.]
Política

Lula elogia Rui Costa e diz que ele é 'como um primeiro-ministro'.

05 de Abril de 2024

Lula ignorou denúncias contra Rui e o elogiou.

[Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos]
Política

Rui Costa pede que investigação seja concluída e que os responsáveis sejam punidos

03 de Abril de 2024

Rui solta nota onde comenta sobre o caso que repercutiu durante a pandemia e pede

[Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL ]
Política

Bruno Reis revela que em breve terá novidades sobre conversa com o PL

30 de Março de 2024

Prefeito afirmou ainda que vem mantendo diálogo com lideranças locais do partido para contar com o apoio para as eleições deste ano

[Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro]
Política

Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro

30 de Março de 2024

Ex-presidente pediu documento para viagem a Israel

[ “População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo ]
Política

“População confia e reconhece nosso trabalho”: Geraldo Júnior comemora aprovação no governo de Jerônimo

28 de Março de 2024

“Quem mora em Salvador aprova a atuação do Governo da Bahia, um governo que investe em diversas áreas da nossa capital e cuida de gente”, disse ele.

[Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana ]
Política

Pesquisa aponta aprovação crescente no governo de Jerônimo na capital baiana

28 de Março de 2024

Em março do ano passado, 8,3% dos soteropolitanos avaliaram Jerônimo Rodrigues como ótimo

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos