Polícia

Polícia Civil confirma apuração sobre possível participação da delegada Maria Selma em organização criminosa

08 de Setembro de 2020 às 13h28 - Por: Beatriz Araújo Foto: PNotícias
[Polícia Civil confirma apuração sobre possível participação da delegada Maria Selma em organização criminosa]

Delegada foi exonerada do cargo de diretora do DCCP na última sexta-feira (4)

Vazou na semana passada um documento assinado pela delegada Carla Ramos que teria sido remetido ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), do Ministério Público da Bahia, apontando a também delegada Maria Selma Pereira como líder de uma organização criminosa. De acordo com o documento, a acusada, que recentemente foi exonerada do cargo de diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), estaria comandando uma quadrilha que conta ainda com a participação de outra delegada da Polícia Civil, Gloria Izabel Santos, além de uma rede de indivíduos ligados à polícia e ao mundo do crime.

Exonerada do cargo de diretora do DCCP, Maria Selma relatou ao PNotícias na última sexta-feira (4) os motivos que levaram a tal ato administrativo. “Eu estou em licença prêmio desde julho. Então eles até me mantiveram no cargo, mas ficou demorando de me exonerar por conta do governador que está com muita coisa pra fazer. Mas eu já era pra ter sido exonerada desde julho porque quem está num cargo de direção não pode pedir licença prêmio como eu pedi”, explicou. Ainda de acordo com a delegada, foi ela quem pediu licença prêmio por 6 meses e também deu entrada no pedido de aposentadoria. 

De acordo com a denunciante Carla Ramos, em documento encaminhado ao GAECO, entre as práticas criminosas da suposta quadrilha em que as delegadas estariam envolvidas, está a “constante reiterada de delitos contra o patrimônio e tráfico de drogas, que usa a estrutura do Estado para garantir a impunidade dos executores e autores intelectuais”. Ainda de acordo com as acusações, Maria Selma e Gloria Izabel também estariam envolvidas na liberação de indivíduos considerados de alta periculosidade e com mandado de prisão em aberto. 

“Novamente ouso imprimir opinião pessoal acreditando que haja um componente político que impeça ação das Casas Correcionais no caso em tela e esteja desta forma facilitando o cometimento de mais crimes sob a anuência da Policia Civil e da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou Carla no documento. 

O PNotícias procurou o Ministério Público da Bahia para confirmar se o documento foi, de fato, protocolado, e quais os procedimentos que serão adotados para apurar a conduta das delegadas mencionadas. O órgão ainda não se pronunciou sobre o assunto. 

A reportagem também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, que afirmou que tomou conhecimento do documento de forma extra-oficial e que já instaurou procedimento para apurar o caso. 

“A Polícia Civil esclarece que a Corregedoria da Instituição (Correpol) tomou conhecimento sobre um relatório com denúncias, de forma extraoficial, na sexta-feira (4) e iniciou as apurações. Ainda informa que a exoneração da diretora do DCCP e outros servidores são atos administrativos dentro de um processo natural de aperfeiçoamento do trabalho, que ocorrem periodicamente”, afirmou. 

Questionada pela reportagem se existem na corregedoria outros procedimentos investigatórios envolvendo as delegadas acusadas, a Polícia Civil ainda não respondeu. 

Procurada pelo PNotícias, a defesa da delegada Maria Selma informou que se compromete a “comprovar sua inocência no curso do inquérito policial perante a Corregedoria de Policial Civil e eventual ação penal no âmbito da Justiça estadual”. 

Ainda de acordo com a defesa da delegada, “tais acusações são inteiramente inverídicas e não se sustentam em provas, mas em meras suposições dentro desse discurso teórico que as acusações foram formuladas”. “Por tais razões, confia na Justiça que certamente ao final do processo reconhecerá sua inocência, proclamando a sua absolvição”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio]
Polícia

Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio

01 de Abril de 2024

O indivíduo estava armado dentro do local

[Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS ]
Polícia

Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS

01 de Abril de 2024

Caso aconteceu no domingo (31), não há detalhes sobre estado de saúde da companheira do suspeito

[Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador  ]
Polícia

Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador

01 de Abril de 2024

O assaltante estava com o porte de uma lâmina de faca, na localidade de Salvador

[Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)]
Polícia

Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)

01 de Abril de 2024

O suspeito ainda não foi localizado pela polícia após a ação criminosa contra os religiosos

[Dois amigos são encontrados mortos na RMS ]
Polícia

Dois amigos são encontrados mortos na RMS

01 de Abril de 2024

Corpos de Ednei Pires Queiroz, de 30 anos, e Suesley Santos do Nascimento, de 24, foram achados dentro de carro, no entroncamento do município de Dias D'Ávila.

[Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA]
Polícia

Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA

30 de Março de 2024

Crime aconteceu quando vítima foi buscar o filho para levá-lo à escola

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos