Ministra do STF arquiva inquérito contra presidente no caso Covaxin
23 de Abril de 2022 às 12h56 - Por: Agência Brasil Foto: Carlos Moura // SCO // STF![Ministra do STF arquiva inquérito contra presidente no caso Covaxin [Ministra do STF arquiva inquérito contra presidente no caso Covaxin]](/fotos/ba_noticias/252077/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Rosa Weber atendeu a novo pedido da Procuradoria-Geral da República
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber atendeu a novo pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou o arquivamento do inquérito sobre suposta prática de prevaricação pelo presidente Jair Bolsonaro no caso da compra da vacina indiana Covaxin.
No final de março, a ministra havia rejeitado o primeiro pedido de arquivamento, em que o procurador-geral Augusto Aras sustentava que a conduta atribuída a Bolsonaro não configuraria crime (atipicidade), pois não estaria entre as atribuições do presidente encaminhar a denúncia sobre supostas irregularidades nas negociações da vacina.
"O novo pedido, contudo, acrescentou novos motivos para o arquivamento, entre eles a ausência de justa causa para o prosseguimento da investigação, ou seja, a insuficiência dos elementos informativos disponíveis. E, nesse caso, a jurisprudência do STF considera inviável a recusa do pedido", informou a Corte, por meio de nota.
Na decisão, Rosa Weber ressaltou que o arquivamento não impede a reabertura das investigações, caso surjam novas provas, nos termos do Artigo 18 do Código de Processo Penal.
Entenda
O pedido de investigação ocorreu após o depoimento de Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Ele afirmou ter sofrido pressão incomum de seus superiores para finalizar a tramitação de compra da Covaxin. Ele também disse que tinha conhecimento de supostas irregularidades no processo.
O servidor é irmão do deputado Luis Miranda (Republicanos-DF), a quem disse ter relatado o caso. À CPI, o parlamentar afirmou ter levado o relato do irmão até o presidente Jair Bolsonaro, em março de 2021, e que nenhuma providência teria sido tomada.
Em junho do ano passado, após as denúncias, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a suspensão do contrato. Em agosto, foi publicada no Diário Oficial da União a rescisão unilateral do contrato do governo com a Precisa Medicamentos.
No fevereiro, o procurador-geral da República disse não ver crime na conduta de Bolsonaro no caso e pediu o arquivamento do inquérito. Para ele, pedir a apuração de suspeitas no caso Covaxin é ato que "não está inserido no âmbito das suas atribuições, as quais estão expressamente consagradas no texto constitucional, não há que se falar em ato de ofício violado, razão pela qual revela-se ausente o elemento normativo do tipo".
Em janeiro, a Polícia Federal também concluiu que o presidente não prevaricou, tendo deixado de cumprir "um dever cívico".
Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
Comentários
Outras Notícias
![STF decreta sigilo no caso MEC [STF decreta sigilo no caso MEC]](/fotos/ba_noticias/253565/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF decreta sigilo no caso MEC
30 de Junho de 2022Inquérito sobre corrupção e suposta interferência de Bolsonaro na investigação vai correr em segredo
![TSE fixa IPCA para limitar gastos de campanha em 2022 [TSE fixa IPCA para limitar gastos de campanha em 2022]](/fotos/ba_noticias/253560/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
TSE fixa IPCA para limitar gastos de campanha em 2022
30 de Junho de 2022Congresso não aprovou a tempo lei fixando critérios de cálculo
![Procurador que espancou colega será julgado por tentativa de feminicídio em São Paulo [Procurador que espancou colega será julgado por tentativa de feminicídio em São Paulo]](/fotos/ba_noticias/253515/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Procurador que espancou colega será julgado por tentativa de feminicídio em São Paulo
29 de Junho de 2022Denúncia foi aceita nesta terça-feira pela Justiça de São Paulo
![PRF anula sigilo de 100 anos em histórico de policiais envolvidos na morte de Genivaldo [PRF anula sigilo de 100 anos em histórico de policiais envolvidos na morte de Genivaldo]](/fotos/ba_noticias/253512/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
PRF anula sigilo de 100 anos em histórico de policiais envolvidos na morte de Genivaldo
29 de Junho de 2022Entre cinco agentes envolvidos no crime, somente Kleber Freitas possui processos administrativos disciplinares em seu histórico
![Conselho de enfermagem visita hospital que teria vazado informações de Klara Castanho e pede cautela [Conselho de enfermagem visita hospital que teria vazado informações de Klara Castanho e pede cautela]](/fotos/ba_noticias/253492/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Conselho de enfermagem visita hospital que teria vazado informações de Klara Castanho e pede cautela
28 de Junho de 2022Klara diz que foi abordada pela enfermeira ainda dopada no pós-parto
![MP-BA se posiciona contra prorrogação do contrato das lanchas que realizam travessia Salvador-Mar Grande [MP-BA se posiciona contra prorrogação do contrato das lanchas que realizam travessia Salvador-Mar Grande]](/fotos/ba_noticias/253477/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA se posiciona contra prorrogação do contrato das lanchas que realizam travessia Salvador-Mar Grande
28 de Junho de 2022Recomendação foi enviada ao diretor-executivo da Agerba, agência do governo que administra o serviço em questão
Galeria
![Prefeitura inicia 4ª etapa de requalificação do entorno do Farol de Itapuã [Prefeitura inicia 4ª etapa de requalificação do entorno do Farol de Itapuã]](/fotos/ba_galeria/36/CAPA_GALERIA_0.jpg)
Prefeitura inicia 4ª etapa de requalificação do entorno do Farol de Itapuã
24 de Março de 2022
Vídeos
![Vídeo: clientes são surpreendidos por suspeito armado em restaurante na Pituba [Vídeo: clientes são surpreendidos por suspeito armado em restaurante na Pituba]](/fotos/ba_videos/95/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: clientes são surpreendidos por suspeito armado em restaurante na Pituba
11 de Abril de 2022