Justiça

TRE-BA conquista 1º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário

14 de Agosto de 2020 às 09h39 - Por: Redação PNotícias Foto: Divulgação
[TRE-BA conquista 1º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário]

Após cumprir 79 dos 80 requisitos exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eleitoral baiano chegou à pontuação de 98,56%, em 2020

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) conquistou o 1º lugar, na terceira edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário. Após cumprir 79 dos 80 requisitos exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) à Justiça Eleitoral, o TRE-BA chegou à pontuação de 98,56%, no ano de 2020, entre os 93 tribunais avaliados.


O resultado foi comemorado pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. “É com muita alegria que recebo esta notícia, no qual eleva o nome da Justiça Eleitoral da Bahia. Vivemos em um estado democrático de direito, no qual essa conduta deve ser realmente seguida por todos os órgãos e agentes públicos, exercendo as atividades de forma clara para conhecimento geral. Isso não é um favor que se faz a comunidade, mas sim uma obrigação de todo gestor”, afirmou. 
Para a coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão (COPEG), Luciana Bichara, a premiação é muito importante, pois demonstra o compromisso do TRE-BA em garantir, de forma adequada, o acesso à informação. “O Tribunal, por compreender a importância da transparência ativa, vêm conferindo especial atenção a esse aspecto. É algo feito diretamente para a sociedade, oportunidade de prestar contas de como o órgão utiliza os recursos públicos e como agrega valor, com lisura e eficiência. A publicidade dos atos e informações da gestão possibilita maior controle social na Administração Pública e é um dos fundamentos de uma instituição íntegra e proba”. 


O Ranking, instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018, é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. Em 2018, o Regional atingiu 87,59%, ficando em 2º lugar. Em 2019, o percentual alcançado foi de 92,62 %, o que levou o TRE-BA a ocupar a 7ª posição. 


A evolução dos índices, ao longo dos três últimos anos, pode ser atribuída a um acompanhamento contínuo, implementado e conduzido pela equipe da Seção de Governança e Gerenciamento de Projetos (SEGOVE), unidade vinculada à COPEG. “É realizado um monitoramento a cada quatro meses, item por item, para ver o que está ou não em conformidade com as normas e com as boas práticas de gestão. O empenho das unidades do Tribunal responsáveis pela publicação de conteúdos também foi fundamental para o resultado”, destaca Bichara. 


Para marcar a conquista, o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli convidou o desembargador Jatahy Júnior a participar da solenidade de premiação que ocorrerá na próxima terça-feira (18/8), às 14h, por videoconferência, sob a coordenação do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ. 


Ranking da transparência 
Os critérios de avaliação e pontuação utilizados na terceira edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário foram distribuídos em nove temas compostos por 85 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado “Serviço de Informações ao Cidadão” na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros. 


O Guia da Transparência do TRE-BA está disponível no endereço eletrônico http://www.tre-ba.jus.br/transparencia/guia-da-transparencia, no qual estão detalhados os critérios avaliados pelo CNJ e os links para acesso às informações. 

Comentários

Outras Notícias

[Irmãos Brazão são levados para presídios em Campo Grande e Porto Velho]
Justiça

Irmãos Brazão são levados para presídios em Campo Grande e Porto Velho

27 de Março de 2024

Eles são suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco

[Justiça determina que 17 imóveis sejam desocupados imediatamente em área de risco em destino turístico da Bahia ]
Justiça

Justiça determina que 17 imóveis sejam desocupados imediatamente em área de risco em destino turístico da Bahia

27 de Março de 2024

Decisão liminar atende pedido do MPF em ação que apura risco de deslizamento em Morro de São Paulo

[Caso Sara Mariano: Primeiro dia de julgamento encerra antes do previsto por problemas de conexão]
Justiça

Caso Sara Mariano: Primeiro dia de julgamento encerra antes do previsto por problemas de conexão

26 de Março de 2024

TJ-BA realizou audiência de Ederlan Mariano e outros três acusados de maneira híbrida

[STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS]
Justiça

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS

26 de Março de 2024

Agora, vale regra aplicada a trabalhadoras formais, cobertas pela CLT

[Caso Sara Mariano: Julgamento tem início nesta terça-feira (26)]
Justiça

Caso Sara Mariano: Julgamento tem início nesta terça-feira (26)

25 de Março de 2024

Julgamento envolve quatro suspeitos

[Motivação da morte de Marielle envolve questão fundiária e milícia]
Justiça

Motivação da morte de Marielle envolve questão fundiária e milícia

25 de Março de 2024

Ministro da Justiça destacou disputa política na Câmara Municipal

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos