Entrevistas

Dinho Junior deixa Buxixo e assume comando do jornalístico PNotícias na Piatã FM

22 de Maio de 2020 às 13h32 - Por: Redação PNotícias Foto: Piatã FM
[Dinho Junior deixa Buxixo e assume comando do jornalístico PNotícias na Piatã FM]

Programa que mescla música com informação foi reformulado para a estreia do comunicador

Após quatro anos no Buxixo, um dos programas de maior sucesso da Piatã FM, a rádio líder em audiência na Bahia, o apresentador Dinho Junior enfrenta um novo desafio. Pouca gente sabe, até o momento, mas ele assume a partir de segunda-feira (25) o comando do programa PNotícias, um programa que mistura música e informação. Em entrevista ao PNotícias na manhã desta sexta-feira (22), Dinho falou sobre o processo de mudança e qual é sua expectativa para essa nova fase. "Tô muito entusiasmado com esse momento e que segunda-feira eu quero que todo mundo coloque o despertador cedo", declarou o apresentador ao convidar os ouvintes para acompanhá-lo no programa que vai ao ar, de segunda a sexta, das 6 às 9h da manhã.

Confira entrevista na íntegra:

PNotícias: você já anunciou em suas redes que vem novidade por aí. Você vai assumir o PNotícias, um jornalístico que é bem diferente do Buxixo e de outros trabalhos feitos por você. Qual o grande desafio dessa mudança?
Dinho Junior: eu ainda não anunciei na rede social a mudança, vou anunciar hoje, mas apesar de ser muito diferente, eu acho que é o maior desafio pra mim por conta de tudo o que eu faço na TV e já me dá uma certa identificação com essa rotina de notícias. Pra mim mais importante do que até mesmo informar o povo, é ser porta-voz dessa galera aí. Minha origem de morador de Cajazeiras, nascido e criado no bairro, o maior bairro periférico da América Latina. Na TV eu descobri que eu posso exercer esse papel e eu acho que pra mim o maior desafio é retransmitir o que eu já faço há três anos na TV, sendo esse porta-voz, com o meu jeito de trabalhar, minha marca mesmo, nesse novo formato de PNotícias.

PNotícias: você acha que seu público do Buxixo migra com você pro PNotícias, que é bem cedinho? De que forma você acha que seu ouvinte fiel vai reagir a essa mudança?
Dinho Junior: eu comecei ouvindo muito, desde segunda-feira eu tô avisando que é uma semana única, que as lives que eu faço no meu Instagram não vão acontecer de novo, pelo menos nesse formato, nesse horário, dando indícios do que vai acontecer e de primeira todos falam que se eu sair do Buxixo, o programa não tem graça. Eu acho realmente que eu criei uma conexão muito forte com o Buxixo porque foi lá que eu pude realmente apenas ser eu nas coisas que eu faço, eu sou um cara realmente muito brincalhão, positivo, alegre e isso cria uma identificação no programa e também com os ouvintes. Então o que eu peço pra eles no momento é que eles não me abandonem e a resposta de todos é que vão comigo onde eu for. Eu acho que a migração vai acontecer. Por conta do horário muita gente não vai conseguir ouvir, mas uma boa parte dos meus buxixeiros de plantão vai estar comigo nessa porque a gente realmente tem uma relação de comunidade e eu tenho certeza que pra eles acordar comigo também vai ser especial.

PNotícias: o PNotícias é um programa de três horas. Ele tem música, mas requer bastante conteúdo jornalístico. Qual a sua ideia pra se diferenciar dos outros programas que já existem?
Dinho Junior: quando eu entrei na TV, por exemplo, eu fui fazer umas férias e na segunda semana eu já me senti incomodado do que eu deveria fazer pra não ser um repórter comum. Eu lembro que a primeira matéria que eu fiz na TV, existia um buraco muito grande lá em Periperi e todas as emissoras tinham feito essa matéria, e eu fiquei pensando no que eu poderia fazer pra ser diferente. E aí eu olhei pra um cano que estava na laje de uma moradora, gritei ela e pedi pra ela me emprestar o cano. Aí eu enfiei esse tubo de seis metros dentro desse buraco que tinha mais de seis metros de profundidade. Então eu comecei a matéria fingindo que eu estava fazendo mágica e tal, que as pessoas tiravam coelhos da cartola e eu estava tirando de dentro de um buraco um tubo de seis metros. A ideia era mostrar a magnitude do problema usando esse meu lado bem-humorado e sarcástico que eu não tinha experimentado ainda e quando eu cheguei na TV, as pessoas tinham supervalorizado aquilo, diferente, chamou a atenção. Eu acho que a comunicação é um grande show e eu sou um cara que não gosto muito de entrar em caixas e me definir a padrões, então eu acho que ser você mesmo já é um grande diferencial, já é o que eu busco fazer sempre.

PNotícias: você sempre foi uma cara muito extrovertido e carismático, e fez muito sucesso trabalhando com entretenimento. Essa mudança pra uma atração jornalística muda algo em relação e seu comportamento?
Dinho Junior: eu sei que no primeiro momento as pessoas podem estranhar. Na verdade, a minha primeira experiência fazendo isso foi há uns dois anos, quando eu substituí pela primeira vez Casemiro Neto lá e eu aprendi que dá pra ser do jeito que você acredita se tiver uma ligação forte com o bom senso. Eu acho que tem coisas que cabem, outras não cabem. Quando a gente tem que ser duro, a gente tem que ser duro, e como eu falei anteriormente, eu acho que a minha origem faz com que eu tenha esse discernimento muito fácil porque quando eu coloco um blazer e tô na frente da tela, agora nessa aproximação diária no PNotícias, eu entendo que a minha missão é sempre trazer uma melhora pra vida dos meus. Quando eu falo ali na TV e agora, na rádio, eu sei que eu estou direcionando minha fala pros meus antigos vizinhos, pros meus parentes, talvez, que são quem precisa daquele porta-voz. Eu acho que mais do que o compromisso com a notícia, a Piatã é uma rádio extremamente popular e eu busco realmente unir o útil agradável. Acredito que é muito legal você acordar bem informado, mas talvez acordar bem informado com um sorriso no rosto seja ainda mais especial e é isso que a gente vai procurar fazer. Porém, é claro que sobre comportamento a gente precisa realmente saber que certas coisas podem não caber e aí a ideia é procurar realmente essa leveza unida ao bom senso e ao compromisso que é sempre dar voz e vez ao povo.

PNotícias: as emissoras trabalham muito com números. Você tem receio de deixar uma atração onde o a audiência dava resultado com você e ir para outra?
Dinho Junior: eu sou um cara muito ligado a desafios. Sempre que alguém fala sobre isso bate aquela dorzinha no coração do tipo: “meu Deus, meu filho, a minha cara, o que eu conquistei”. Lá no Buxixo eu não conquistei só um público não, muito menos um nome. Eu costumo dizer que existe um Dinho antes do Buxixo e depois do Buxixo e eu conquistei amigos da música, da arte, que é uma área que eu me identifico bastante. Eu não tenho receio porque eu gosto muito do novo e a gente é jovem. De uma coisa eu tenho certeza: no final das contas, ou vai ser incrível o resultado ou vai ser incrível o aprendizado que eu vou ter, então pra mim isso é o mais importante. 

PNotícias: a ideia da Piatã FM investir em jornalismo pode ser expandida? Há possibilidade de termos atrações jornalísticas em outros horários?
Dinho Junior: essa pergunta tem um envolvimento muito mais com a diretoria, eu não posso falar por eles, quais são as pretensões futuras, mas o que eu acho que a Piatã deixou muito claro é que nesse momento o PNotícias é uma atração realmente que precisa de um olhar especial, de uma atenção especial. A gente está em ano de eleição, que pode ser de certa forma adiada por um mês, mas vai acontecer. A gente está em um momento que o povo precisa se politizar mais, ou melhor. Esse é o melhor caminho para entender quais são seus direitos, entender realmente como o progresso pode vir e pra uma rádio popular como a Piatã, é nossa obrigação dar voz e vez pra essas pessoas que apoiam a gente há tanto tempo, seja curtindo música, seja mandando mensagem, participando, enfim, eu acho que é isso. 

PNotícias: além do programa, também há o site PNotícias. De que forma vocês pretendem fazer a integração do conteúdo do site com o programa?
Dinho Junior: sobre o site, a ideia é que semanalmente eu possa escrever um bucadinho lá. Eu tenho uma relação muito bacana com a internet, eu tô sempre online e tenho uma relação muito boa no Instagram. Tenho mais de 114 mil seguidores e eu acho que lá no PNotícias além de estar sempre extraindo de lá como fonte principal de informação, eu vou poder também falar um pouco sobre assuntos diversos lá no site. Pelo menos essa é a pretensão. Eu tô adorando isso também porque a gente, como sempre, encontra formas de se conectar às pessoas e pra mim o mais importante é criar essa conexão mais próxima. Então, para os leitores do PNotícias eu já trago essa possível novidade, esse spoiler.

PNotícias: essa mudança está vindo em plena pandemia do novo coronavírus. Muda algo? A cobertura desse assunto é algo que deve marcar pro resto da vida.
Dinho Junior: eu acho que esse é um assunto que vai perdurar durante muito tempo e é por isso que a ideia do PNotícias não é só focar nisso, mas trazer além do panorama geral, também esse processo de abertura de espaço pra que as pessoas não só opinem sobre isso ou outras coisas, mas também possam mostrar que outros problemas sociais ainda estão acontecendo. A ideia é realmente que o PNotícias seja esse grande companheiro. Em relação às mudanças, eu acho que mudanças somente mudanças práticas. A gente não pode levar convidado no estúdio, que era nossa vontade, a gente se limita realmente às entrevistas por telefone, eu acho que na prática é a única coisa que será imposta e diferente do comum nesse momento de pandemia.

PNotícias: por fim, deixa uma mensagem pra seus admiradores explicando seu sumiço e marcando seu encontro com eles pra a estreia na segunda-feira.
Dinho Junior: essa mensagem é primeiro de carinho, amor mesmo, com os meus cremosos e cremosas que me acompanham há tanto tempo e dizer que eu sou muito grato por todos esses anos, mais de três anos fazendo o Buxixo, sou muito grato por isso. Agradecer o carinho de todos, a importância que eles me deram nesse momento tão difícil que é o trânsito e, como eu disse sempre, é um programa xamanico pra mim, foi um momento xamanico porque ali no Buxixo fluía em energia. A gente não tinha roteiro, a gente não tinha obrigação, a gente tinha uma fluidez de energia que rolava e contagiava as pessoas que ouviam e que ouvem. Enfim, dizer que eu tô muito entusiasmado com esse momento e que segunda-feira eu quero que todo mundo coloque o despertador cedo, pelo menos na segunda-feira, pra poder eu receber essa energia que sempre existiu e poder dar um pontapé inicial sempre com o pé direito nessa nova fase do meu trabalho, da minha vida e da vida do povo também, que agora vai ter que ouvir esse cajazeirense aqui, escaldando tudo, todos os dias de manhã, até às 9h da manhã.

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos