Eleições

Aliados de Lula traçam plano contra iniciativa do centrão de avançar sobre emendas

30 de Junho de 2022 às 13h36 - Por: Folhapress Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
[Aliados de Lula traçam plano contra iniciativa do centrão de avançar sobre emendas]

Ex-presidente tem criticado as chamadas emendas de relator, que são a base de negociações políticas de Bolsonaro

Diante da ameaça do Congresso de tornar obrigatórias as chamadas emendas de relator e reduzir ainda mais os poderes do Palácio do Planalto, aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram a defender que a votação do Orçamento de 2023 ocorra apenas no próximo ano.

Apostando numa vitória do ex-presidente nas eleições, o objetivo dos petistas é ganhar tempo para reorganizar as forças políticas no Legislativo e, assim, tentar garantir um maior controle sobre o Orçamento da União para um eventual governo Lula.

A avaliação é que a atual articulação conduzida pelo centrão, no sentido de transformar em impositivas as emendas de relator, levará a uma redução ainda maior do poder do presidente da República a partir de 2023 —seja ele Lula ou Jair Bolsonaro (PL).

As emendas de relator devem somar cerca de R$ 19 bilhões no Orçamento do próximo ano, valor que chega a superar a verba de alguns ministérios.

Leia também:
Flávio Bolsonaro diz que não tem como controlar reação violenta de apoiadores caso pai perca eleições
"Casos isolados", diz Bolsonaro sobre corrupção em seu governo
Pedro Guimarães oficializa demissão como presidente da Caixa

A distribuição desse dinheiro é feita atualmente a partir de acordos políticos conduzidos pela cúpula do Parlamento, principalmente pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Essas emendas também se transformaram no principal método de negociação política para a formação da base de Bolsonaro.

O movimento do centrão avançou mais um passo nesta quarta-feira (29). A comissão mista de Orçamento do Congresso aprovou um dispositivo na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que torna obrigatória a execução das emendas de relator.

Essas emendas também se transformaram no principal método de negociação política para a formação da base de Bolsonaro.

O movimento do centrão avançou mais um passo nesta quarta-feira (29). A comissão mista de Orçamento do Congresso aprovou um dispositivo na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que torna obrigatória a execução das emendas de relator.

Diante do quadro, aliados de Lula no Parlamento passaram a discutir uma estratégia para tentar reduzir o montante que será reservado para as emendas de relator. Simplesmente acabar com esse tipo de emenda —o cenário ideal para Lula— é considerado hoje algo improvável.

A ideia discutida é tentar arrastar a votação do Orçamento até o ano que vem. No diagnóstico dos petistas, parte dos parlamentares que hoje orbita o centrão tende a buscar uma aproximação com Lula, caso o ex-presidente vença a disputa eleitoral.

O deputado José Guimarães (CE), vice-presidente nacional do PT, afirma que irá defender que o projeto de Orçamento seja revisto em um eventual período de transição de governo.

"Em novembro, dezembro, vamos ter um [projeto de] Orçamento no Congresso que não é do Lula. Nada mais justo do que esperarmos o novo governo para aprovarmos o Orçamento", disse.

"É uma armação montada pelo centrão e pelo Lira. Não podemos deixar que o centrão controle toda essa fatia do Orçamento", acrescentou o deputado Rogério Correia (PT-MG), que já apresentou projeto para mudar as regras de distribuição das emendas parlamentares.

Em tese, deixar a aprovação do Orçamento para o ano que vem pode permitir que o texto seja votado pelos deputados e senadores que tomam posse em fevereiro. Dessa forma, dizem os petistas, mudanças nas verbas destinadas para emendas poderiam ser feitas por um Legislativo mais simpático a Lula.

Outro argumento para o adiamento é o calendário eleitoral interno da Câmara e do Senado.

Se Lula voltar ao Planalto, o PT deve ter como uma de suas prioridades em 2023 tentar derrotar Lira na eleição para a presidência da Câmara —o que enfraqueceria um dos pilares de sustentação das emendas de relator.

Caso o Orçamento não seja aprovado até o final de dezembro, algumas regras serão ativadas para limitar temporariamente os gastos do Executivo. O pagamento das emendas de relator também seria afetado até a conclusão da votação no Parlamento.

O engessamento do Orçamento através desse tipo de emenda tem sido patrocinado pelo centrão, grupo de partidos que compõem a base de apoio de Bolsonaro. Os maiores expoentes são PL, PP e Republicanos.

Os três partidos estão unidos na campanha à reeleição do mandatário. Integrantes dessas siglas temem que Lula, se eleito, tente reverter o avanço do Congresso sobre o controle orçamentário.

Petistas que fazem parte da campanha de Lula reconhecem que a articulação dos partidos aliados a Bolsonaro pode dificultar a formação de uma base política no Congresso em 2023, ainda no cenário de vitória do ex-presidente.

Atualmente, as emendas de relator não são consideradas impositivas. Essa característica, que transforma o uso dos recursos em uma exigência, é aplicada às emendas individuais e de bancada.

A primeira vez que o Congresso aprovou o mecanismo de emenda individual impositiva foi durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O processo foi marcado por embates entre o Planalto, que se opunha à ideia, e o Legislativo.

Primeiro, a obrigatoriedade constou na LDO e, depois, passou a ser prevista na Constituição —mudança aprovada enquanto Eduardo Cunha (MDB), algoz de Dilma, comandava a Câmara.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Notícias

[TSE abre código-fonte da urna eletrônica para as eleições de 2024]
Eleições

TSE abre código-fonte da urna eletrônica para as eleições de 2024

04 de Outubro de 2023

Abertura do código-fonte da urna eletrônia compõe o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação

[Cinco cidades do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte realizam eleições suplementares neste domingo (5); entenda]
Eleições

Cinco cidades do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte realizam eleições suplementares neste domingo (5); entenda

05 de Março de 2023

Horário de votação é o mesmo das eleições no calendário convencional: das 8h às 17h

[Ministério da Defesa deve entregar relatório sobre eleições ao TSE nesta quarta-feira (9)]
Eleições

Ministério da Defesa deve entregar relatório sobre eleições ao TSE nesta quarta-feira (9)

09 de Novembro de 2022

Valdemar da Costa Neto, o presidente do PL, disse que iria aguardar o relatório para dizer que se reconhecia o resultado das urnas

[Segundo turno teve 570 mil votos válidos a mais do que o primeiro]
Eleições

Segundo turno teve 570 mil votos válidos a mais do que o primeiro

31 de Outubro de 2022

Número de abstenções foi maior onde Lula venceu

[Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar]
Eleições

Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar

31 de Outubro de 2022

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente

[Apesar de Operação da PRF, abstenções na Bahia diminuem]
Eleições

Apesar de Operação da PRF, abstenções na Bahia diminuem

31 de Outubro de 2022

Neste domingo, urnas contaram com aproximadamente 100 mil votos a mais em relação ao primeiro turno

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos