Coronavírus

Covid-19: Ministério da Saúde autoriza 4ª dose de vacina para pessoas acima de 40 anos

17 de Junho de 2022 às 07h42 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução // BNews
[Covid-19: Ministério da Saúde autoriza 4ª dose de vacina para pessoas acima de 40 anos]

Medida foi discutida nesta quinta em reunião do PNI

O Ministério de Saúde deve anunciar na próxima semana a liberação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos. A medida foi discutida nesta quinta (16) durante reunião do PNI (Programa Nacional de Imunizações), e uma nota técnica sobre a ampliação deve ser publicada a partir da próxima segunda (20).

Leia também:

SineBahia oferece 198 vagas nesta sexta-feira

Laboratório da Fiocruz será referência em varíola dos macacos

A segunda dose de reforço tinha sido permitida para a população acima dos 50 anos no último dia 4. Assim como aconteceu nas demais faixas etárias, a quarta dose só pode ser aplicada no mínimo quatro meses depois da terceira.

Algumas capitais, como o Distrito Federal, Teresina e Belém, já iniciaram a aplicação da quarta dose antes mesmo da recomendação do ministério. Os estados e municípios não são obrigados a seguir as orientações do governo federal e podem estabelecer regras próprias para o combate à pandemia, como ressaltou o STF (Supremo Tribunal Federal) em decisão de 2020.

Na análise de Renato Kfouri, diretor da SBIn (Sociedade Brasileira de Imunizações) e que faz parte da câmara técnica que assessora o PNI, a ampliação para a faixa dos 40 anos é uma tendência.

"Tem mais comorbidades nessa faixa etária. É melhor que ficar mandando liberar para os diabéticos, para os cardiopatas, então já libera para todo mundo acima dos 40 anos. É um momento que tem vacina. [A imunização] Vai ser com [a vacina da] Astrazeneca em especial, mas ainda tem Janssen e um pouco de Pfizer. Vamos ver se a gente acelera a cobertura vacinal."

Para Kfouri, ainda que os benefícios da quarta dose aos adultos jovens não sejam tão claros, há dados mostrando que a atual proteção vacinal dura pouco tempo. "Como o país enfrenta uma nova onda de casos, vale a pena. Não é [uma medida] equivocada não."

A epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo, também apoia a medida. "Com o aumento dos subtipos da ômicron BA.4 e BA.5 e com essa diminuição de tempo para reinfecção que a variante provoca, é uma medida muito interessante, até porque estamos com vacina em estoque", diz ela.

"Temos vacina para vencer, então é melhor vacina no braço. Infelizmente não temos campanha por parte do governo federal. É importante a proteção para esse grupo também."

Segundo revelou o jornal Folha de S. Paulo, o Ministério da Saúde pode perder até o fim de agosto cerca de 28 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19 compradas a R$ 1,23 bilhão caso as vacinas não sejam aplicadas até lá. Os lotes se acumulam no momento em que a cobertura está paralisada e o governo federal trata com desdém a perda de fôlego da campanha de vacinação.

São pelo menos 26 milhões de unidades da Astrazeneca e 1,92 milhão de doses da Pfizer que perdem a validade nos próximos sessenta dias (11,72 milhões e 16,35 milhões vencem, respectivamente, em julho e agosto).

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)]
Coronavírus

Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)

14 de Abril de 2023

Vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

[Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)]
Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)

05 de Abril de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)

04 de Abril de 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (4).

[Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby ]
Coronavírus

Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby

27 de Março de 2023

Para ter acesso ao imunizante é necessário estar com o com nome na lista do site da SMS.

[confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)]
Coronavírus

confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)

24 de Março de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)

23 de Março de 2023

.A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos