Coronavírus

Uber traz ao Brasil ferramenta que identifica o uso de máscara pelos motoristas parceiros

29 de Maio de 2020 às 13h34 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Reprodução
[Uber traz ao Brasil ferramenta que identifica o uso de máscara pelos motoristas parceiros]

Item é parte das novas medidas de segurança anunciadas em evento global

A Uber implementou novos recursos de segurança para diminuir os riscos de contágio com o novo coronavírus para quem precisa se deslocar usando o aplicativo. Para que os motoristas parceiros possam realizar viagens, será necessário que eles passem por um checklist online que inclui uma selfie que verifica o uso da máscara. A empresa incluiu também novas regras como viagens utilizando somente o banco traseiro e janelas abertas durante o trajeto - que fazem parte do checklist de medidas a que o usuário também terá de responder. As novas ferramentas foram anunciadas em evento global na semana passada.

Com as medidas, o uso de máscaras se torna obrigatório para todos que dirigem ou utilizam o aplicativo da Uber nesse momento de pandemia. Isso ajuda a proteger e cuidar da saúde daquelas pessoas que ainda precisam se deslocar pela cidade, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. Com isso, todos os usuários precisarão passar por um checklist diariamente confirmando que estão tomando as precauções devidas, como o uso de máscara, utilização do banco traseiro do carro, janelas abertas para ventilação, além da higienização. Conteúdos educativos produzidos em parceria com a Organização Mundial da Saúde reforçarão as mensagens de higiene e segurança junto aos usuários e motoristas parceiros.

"Sabemos que, mesmo com as recomendações de isolamento, muitas pessoas ainda precisam utilizar a nossa plataforma para manter a comunidade em movimento e gerar renda para suas famílias. Por isso, a saúde e segurança de quem precisa utilizar a Uber nesse momento é a nossa maior prioridade e a chegada desses novos recursos dá mais um passo nesse sentido", afirmou a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.

Os motoristas parceiros ainda poderão cancelar as viagens, sem impacto no índice de cancelamento, caso não se sintam seguros no momento do embarque, inclusive se o usuário não estiver usando uma máscara. O usuário também pode cancelar sem qualquer tipo de taxa caso o motorista não esteja utilizando máscara. Além disso, usuários e motoristas parceiros avaliarão um ao outro no quesito de higiene no final de cada viagem.

A Uber disponibiliza desde o início da pandemia os recursos para que motoristas parceiros possam adquirir máscaras e produtos desinfetantes como álcool em gel sem custo adicional. A empresa possui um time global que realiza e acompanha ações para prevenir riscos de acordo com a determinação dos órgãos de saúde locais. No Brasil, a Uber segue divulgando recomendações das autoridades de saúde para todos os seus parceiros e usuários.

Confira abaixo as mudanças e novos recursos de segurança:

  • Motoristas parceiros precisam passar por uma checagem com uma selfie para saber se estão utilizando uma máscara, além de um checklist sobre as medidas de segurança adequadas para realizar viagens. Os entregadores parceiros também precisam seguir um checklist de cumprimento de regras para ficar online.
  • Usuários também precisarão passar por um checklist em que se comprometem a tomar as medidas solicitadas de prevenção ao coronavírus antes de conseguir pedir uma viagem.
  • Com a limitação do uso apenas do banco traseiro, cada viagem com o app da Uber terá menos um assento de passageiro disponível. Por exemplo, as viagens com o UberX podem ter no máximo 3 usuários.
  • As janelas devem estar sempre abertas durante toda a viagem para permitir a circulação de ar dentro do veículo.
  • Ao final da viagem, motoristas parceiros e usuários se avaliarão no quesito de higiene. Caso eles possuam avaliações insatisfatórias, receberão conteúdos educativos com foco em práticas de limpeza e higiene, podendo ser desativados da plataforma caso o comportamento persista.
  • Motoristas parceiros receberão conteúdos educativos produzidos em parceria com a Organização Mundial da Saúde sobre como utilizar uma máscara, lavar as mãos e limpar o carro. Alguns deles também serão recomendados para os usuários da plataforma no formato de vídeo e notificações no app.

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)]
Coronavírus

Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)

14 de Abril de 2023

Vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

[Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)]
Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)

05 de Abril de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)

04 de Abril de 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (4).

[Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby ]
Coronavírus

Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby

27 de Março de 2023

Para ter acesso ao imunizante é necessário estar com o com nome na lista do site da SMS.

[confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)]
Coronavírus

confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)

24 de Março de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)

23 de Março de 2023

.A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos