Bahia

MAM-BA promove ações que marcam Dia do Orgulho LGBTQIA+, nesta terça-feira

27 de Junho de 2022 às 11h46 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução // Google
[MAM-BA promove ações que marcam Dia do Orgulho LGBTQIA+, nesta terça-feira]

Iniciativa inclui divulgações que têm como objetivo visibilidade tão importante para movimento afirmativo

Em busca da livre expressão, diálogo, respeito e transformação social, o Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) realiza uma série de ações, esta semana, para marcar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis, Queer, Intersexuais, Assexuais e mais), celebrado nesta terça-feira (28 de junho). A iniciativa inclui divulgações que têm como objetivo a visibilidade tão importante para um movimento afirmativo. “Primamos, antes de tudo, por uma gestão humana, centrada no ser humano que carrega consigo imensa complexidade e diversidade que devem ser visibilizadas, entendidas e respeitadas em todos os espaços, seja nas ruas ou em um museu público, como o nosso”, afirmou o diretor do MAM-Bahia, Pola Ribeiro.

Leia também:

Governo paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

O dia 28 de junho é comemorado em todo o mundo devido a ‘Rebelião’ de frequentadores do bar gay Stonewall Inn, ocorrida na mesma data, no bairro de Greenwich Village, em Nova York (1969), quando eles decidiram se revoltar contra as abordagens humilhantes das quais eram vítimas por parte da polícia e autoridades locais. No ano seguinte (1970), e no mesmo dia, foi realizada a primeira marcha do Orgulho Gay.

Cotas e mediação – O museu tem na sua equipe pessoas que se autodenominam LGBTQIA+. O Programa de Monitores Amigos do MAM-Bahia também dispõe de cotas/percentuais para garantir que os LGBTQIA+ tenham oportunidade de trabalho. Ariel Oliveira, por exemplo, é a primeira mulher transexual a ser mediadora no MAM-Bahia. Os monitores atendem e orientam o público visitante com informações, garantem a salvaguarda das obras de arte e realizam visitas guiadas.

“É gratificante e uma grande conquista obter um emprego formal, sabendo a dificuldade que nós, pessoas trans, temos para conseguir trabalho na sociedade em função do preconceito”, comenta Ariel Oliveira. Com 25 anos e natural de Ipirá, ela cursa Artes e Design na Universidade Federal da Bahia e está no museu através do projeto Partiu Estágio do governo estadual.

Mercado de trabalho – Jaqueline Souza, de 28 anos, também é mulher trans e trabalha na equipe terceirizada de limpeza do MAM. Natural de Salvador, apesar de alguns casos de melhora, sabe que a dificuldade continua. “Já fui cabeleireira e hoje trabalho na área da limpeza do museu”, comenta Jaqueline. A limpeza é um trabalho importante devido a antiguidade (mais de 300 anos) das edificações do museu, a quantidade de espaços internos e externos e do seu tamanho físico, além do cuidado que se deve ter com as obras de arte.

“Sei como é difícil conseguir colocação no mercado de trabalho e por isso sou muito grata pela oportunidade”, destaca Jaqueline. Indagada sobre o ambiente de trabalho, Jaqueline diz que é “o melhor possível, pois me tratam muito bem; trabalhar no MAM é um lugar muito acolhedor ainda mais com essa vista maravilhosa”, finaliza. Para o futuro, Jaqueline pensa em fazer faculdade de medicina e atuar na área da saúde.

Ambiente e datas afirmativas – Por sua proximidade com o mar, o convívio diário com plantas, árvores e diversos animais, como pássaros, além da tradicional frequência de um público diverso, o MAM já dispõe de um ambiente acolhedor e distenso. Tanto Ariel, como Jaqueline demonstram bem estar, alegria e dedicação no desempenho das suas funções. “Desejo que outros órgãos, assim como o MAM já faz, deem mais oportunidades a pessoas trans a conseguirem seus empregos”, diz Ariel Oliveira.

Além do dia 28 de junho, existem outras datas afirmativas para a comunidade LGBTQIA+, como o Dia Nacional (29/01) e Internacional (31/03) da Visibilidade Trans, o Dia Internacional de combate à Homofobia (17/05), o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29/08), o Dia da Visibilidade Bissexual (23/09), o Dia da Visibilidade Intersexual (26/10) e o Dia da Solidariedade Intersexual (08/11), entre outros.

Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é crime. Mesmo assim, o país é o que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo. Segundo relatório (2021) da Transgender Europe (TGEU), 70% dos assassinatos no mundo aconteceram na América Latina, sendo 33% no Brasil, seguido pelo México e Estados Unidos. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais estima que 90% da população trans no Brasil tem a prostituição como fonte de renda e única possibilidade de subsistência. Por isso, a urgência de programas inclusivos, além do acolhimento e promoção de oportunidades.

Para Ariel Oliveira o convívio com os colegas é tranquilo. “Gosto de trabalhar no MAM, pois sinto que é um espaço acolhedor”, relata. Para ela, o contato com o público é bom. “Apenas o público adulto masculino às vezes apresenta olhar preconceituoso. Já crianças e adolescentes demonstram carinho”, ressalta Ariel. No futuro ela pretende continuar no mercado formal de trabalho, atuando com Artes.


Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia registra pior taxa de desemprego do Brasil no 2º trimestre]
Bahia

Bahia registra pior taxa de desemprego do Brasil no 2º trimestre

12 de Agosto de 2022

A falta de trabalho ainda é a realidade de quase 10,1 milhões de brasileiros

[Prefeitura de Feira de Santana volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados]
Bahia

Prefeitura de Feira de Santana volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados

12 de Agosto de 2022

Decisão ocorre após confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos na cidade

[Simm e SineBahia oferecem vagas de emprego nesta sexta-feira]
Bahia

Simm e SineBahia oferecem vagas de emprego nesta sexta-feira

12 de Agosto de 2022

Benefícios e salários variam de acordo com função

[Requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador conclui mais uma etapa das obras]
Bahia

Requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador conclui mais uma etapa das obras

11 de Agosto de 2022

O investimento feito desde o começo da Concessão expandiu em 50% a capacidade do aeroporto

[Salvador será sede de um dos maiores salões náuticos do mundo; saiba quando]
Bahia

Salvador será sede de um dos maiores salões náuticos do mundo; saiba quando

11 de Agosto de 2022

Iniciativa faz parte dos esforços da Secult para estimular o turismo e economia náutica na cidade

[Turismo na Bahia cai mais de 1% em junho]
Bahia

Turismo na Bahia cai mais de 1% em junho

11 de Agosto de 2022

Em relação a junho do passado, a categoria avançou 25,7%

Galeria

[Prefeitura inicia 4ª etapa de requalificação do entorno do Farol de Itapuã]

Prefeitura inicia 4ª etapa de requalificação do entorno do Farol de Itapuã

24 de Março de 2022

Ver todas as galerias

Vídeos

[Vídeo: clientes são surpreendidos por suspeito armado em restaurante na Pituba]

Vídeo: clientes são surpreendidos por suspeito armado em restaurante na Pituba

11 de Abril de 2022

Ver todos os vídeos