Bahia

Obras iniciais para implantação do Porto Sul são autorizadas

22 de Julho de 2020 às 11h21 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução
[Obras iniciais para implantação do Porto Sul são autorizadas]

Primeiros trabalhos correspondem à construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de rede elétrica e de água, entre outros

A Bahia Mineração (BAMIN) assinou na semana passada a ordem de serviço para início da primeira fase das obras de execução para a implantação do Porto Sul, em Ilhéus. Com isto, a empreiteira contratada já pode iniciar a mobilização de pessoal e equipamentos para iniciar as obras. Estes primeiros trabalhos correspondem à construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de rede elétrica e de água, entre outros. São obras que vão viabilizar a etapa seguinte, que é a construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento. 

“Para nós da BAMIN, o início desta primeira fase do projeto demonstra nossa confiança no Porto Sul, bem como na retomada econômica das regiões nas quais atuamos. É um esforço que evidencia o nosso compromisso em participar e contribuir ativamente com esta retomada”, afirmou Alexandre Aigner, diretor financeiro e de Relações Institucionais da Bahia Mineração. O investimento total é de cerca de R$ 188 milhões para as obras iniciais do Porto Sul. "Esta fase das obras vai gerar 400 empregos diretos no pico da implantação, com a expectativa de geração de outros 1.200 empregos indiretos”, completou, lembrando ainda que, além de empregos, a retomada vai dinamizar a economia local, movimentando outros setores e gerando renda, em um momento em que toda a sociedade sofre os impactos econômicos da pandemia. 

A construção do Porto Sul, além de dotar o estado com mais um terminal portuário, também vai ampliar o corredor logístico da Bahia. "Este empreendimento entre o Governo do Estado e a Bahia Mineração vai possibilitar a saída dos nossos produtos (minério de ferro, grãos do oeste) e também será uma garantia para que a licitação da concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) possa ser realizada pelo Governo Federal”, ressaltou o secretário estadual de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.

Para a BAMIN, saúde e segurança são valores inegociáveis. Além de rígidas normas de segurança, que são rotina em todos os processos da empresa, neste momento de pandemia, a BAMIN redobrou os cuidados, implantando em suas atividades todos os protocolos e orientações das autoridades de saúde, adotando melhores práticas de prevenção e controle nacionais e internacionais. Para as obras iniciais do Porto Sul, foram incluídas no contrato com a empreiteira cláusulas específicas de conduta em relação às normas referentes ao combate a Covid-19.

Sobre a empresa

A BAMIN é uma empresa brasileira de mineração que iniciou suas atividades em 2005 com um projeto pioneiro para o estado da Bahia. O empreendimento denominado Projeto Pedra de Ferro pretende produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, apoiado em uma gestão de excelência e sustentabilidade. A BAMIN irá transformar a Bahia no terceiro estado maior produtor de minério de ferro do Brasil. A Companhia possui escritórios estratégicos em Caetité, Ilhéus, Belo Horizonte e sua matriz está localizada em Salvador.

O controle acionário da BAMIN é da Eurasian Resources Group (ERG). Com mais de 25 anos de sucesso na área de mineração, a empresa tem um portfólio de ativos de produção e projetos de desenvolvimento em 15 países, cruzando quatro continentes. A ERG é a maior produtor mundial de ferrocromo, uma importante produtora de minério de ferro, uma das dez principais produtoras de alumina e uma das maiores produtoras de cobalto e cobre.

Comentários

Outras Notícias

[Cadeirante morre após ataque de enxame de abelhas no oeste baiano]
Bahia

Cadeirante morre após ataque de enxame de abelhas no oeste baiano

01 de Abril de 2024

Caso aconteceu em um balneário na cidade de Formosa do Rio Preto

[Homem morre e outro fica ferido depois de carro capotar na BR-030]
Bahia

Homem morre e outro fica ferido depois de carro capotar na BR-030

30 de Março de 2024

Acidente aconteceu nesta sexta-feira (29) no km 417 da BR-030, entre os municípios de Brumado e Tanhaçu.

[Homem é preso ao ser flagrado com motocicleta roubada no ferry-boat ]
Bahia

Homem é preso ao ser flagrado com motocicleta roubada no ferry-boat

28 de Março de 2024

Suspeito estava no ferry boat seguindo da Ilha de Itaparica para Salvador

[Após fiscalização, armazéns no Porto de Salvador precisam ser interditados por risco de incêndio ]
Bahia

Após fiscalização, armazéns no Porto de Salvador precisam ser interditados por risco de incêndio

28 de Março de 2024

Atitude foi tomada depois da identificação da falta de equipamentos ao combate ao fogo nos armazéns

[Idoso desaparece após sair para pescar no Rio São Francisco]
Bahia

Idoso desaparece após sair para pescar no Rio São Francisco

28 de Março de 2024

João Ferreira dos Santos, de 74 anos, é procurado por bombeiros no trecho entre as cidade de Ibotirama e Muquém de São Francisco.

[Feriado da Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior]
Bahia

Feriado da Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior

27 de Março de 2024

Cinco embarcações estarão disponíveis para as travessias entre Salvador e Itaparica; operação especial acontece entre os dias 27 de março e 02 de abril

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos