Artigos

Artigo: yes, nós temos vice

18 de Novembro de 2020 às 06h10 - Por: Padre Alfredo Dórea * Foto: Arquivo pessoal
[Artigo: yes, nós temos vice]

Neste ano de 2020 foram 131 mulheres candidatas a vice entre os 314 nomes enviados ao TSE

Mulheres na condição de vice é fato que parece estar na moda. Seria a velha lógica do... “se é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil”? Neste ano de 2020 foram 131 mulheres candidatas a vice entre os 314 nomes enviados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as principais cidades do país, representando 41,7% do total.

Para o analista político Másimo Della Justina, da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a presença de muitas mulheres candidatas a vice pode ser expressão de mais um oportunismo. "Em muitos casos, a presença feminina se deve mais a um propósito de chamar votos do que para participar do processo decisório", diz Della Justina. Efetivamente, são raros os partidos no Brasil que realizam processos internos para definir os seus candidatos; a decisão habitualmente fica nas mãos dos "caciques" e grupos de interesse.

A simples existência de uma lei que obriga a inclusão de 30% de candidaturas femininas mostra como no Brasil ainda precisamos evoluir.

Ex-secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) de Salvador, a professora, administradora e advogada Ana Paula Matos (PDT) foi eleita vice prefeita para a cidade de Salvador, em chapa encabeçada por Bruno Reis. Sua trajetória profissional à frente da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, bem como no Conselho dos Direitos Humanos de Cidadania e Defesa Social da capital baiana, certamente garantiram expressivo percentual dos votos que deram à chapa, vitória em primeiro turno.

Do outro lado do mundo, uma mulher negra, Kamala Harris, também faz história e se torna a primeira vice-presidente dos EUA. Desde logo os analistas a apontam como provável sucessora do nem ainda empossado Joe Binden, eleito também graças ao carisma da sua vice, Kamala Harris, que poderá, segundo as mesmas análises, vir a ser a próxima presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Feito não alcançado por Hillary Clinton.
Por aqui a nossa vice prefeita eleita, Ana Paula Matos, já demonstrou capacidade de vir a ser uma excelente prefeita, quando for chegado o momento. Sua fidelidade ao povo, liderança e exitosas experiências de gestão a credibilizam.

Ana Paula tem liderança política e conhecimento dos assuntos contemporâneos; experiência administrativa e equilíbrio no enfrentamento de conflitos e crises; postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno; paciência e disponibilidade para ouvir a população e os vereadores; tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha; disposição para ter presença e vigilância contínuas no município; costume de trabalhar com planejamento e em equipe; coragem de dizer não.

Em tempos de vices que traem, Ana Paula dá provas incontestes de fidelidade ao prefeito que ajudou a eleger e ao atual, que a escolheu para vice do recém eleito. Se sua escolha para a chapa vitoriosa nada teve de oportunismo, é natural que seja ela a futura ocupante do Palácio Thomé de Souza, se os “caciques”, nem todos tão fiéis, assim o permitirem.

Sucessos vice prefeita Ana Paula Matos!

*Padre Alfredo Dórea é arcebispo da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. Graduado em filosofia e teologia. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Atua no diálogo interreligioso, combate às violências, discriminações e preconceitos, defesa dos direitos humanos e das pessoas mais vulneráveis e empobrecidas, sobretudo as que vivem com o HIV/AIDS.

Comentários

Outras Notícias

[PAIXÃO DADIVOSA]
Artigos

PAIXÃO DADIVOSA

27 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[EXIGÊNCIAS UNILATERAIS ]
Artigos

EXIGÊNCIAS UNILATERAIS

20 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ABUSOS IMPUNES]
Artigos

ABUSOS IMPUNES

13 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?]
Artigos

Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?

07 de Março de 2024

Em recente pesquisa realizada pela Fundação José Silveira, foram estudados oito domínios da qualidade de vida dos idosos (maiores de 60 anos)

[MULHER]
Artigos

MULHER

06 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ANIZ]
Artigos

ANIZ

28 de Fevereiro de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos