Artigos

Artigo: HealthTech

22 de Outubro de 2020 às 08h48 - Por: Padre Alfredo Dórea e Nícholas Ponso * Foto: Arquivo Pessoal
[Artigo: HealthTech]

Pandemia acentua trabalho de profissional que atua no aconselhamento em saúde através dos meios digitais

Pandemias são revolucionárias. Modificam profundamente o nosso conhecimento científico, a nossa maneira de pensar, conviver, produzir, e de existir. Com o novo coronavírus não foi diferente; as inúmeras marcas deixadas pelo processo pandêmico só serão devidamente analisadas em futuro. Sociólogos e filósofos, de nomes chiques, terão muito a dizer sobre esta situação que muitas vezes nos tira a fala e o sono. 

O cenário pandêmico trouxe também ao palco novos atores e tecnologias de comunicação, que parecem ter chegado para ficar. O distanciamento social e a quarentena impostos ao povo brasileiro impulsionaram o uso dos meios digitais para as mais amplas finalidades. Projetos de democratização do acesso à internet, pensados para se efetivarem em anos, tiveram forçosamente que avançar em poucos meses. A medicina não fez diferente e trouxe à cena o HealthTech. 

Esse termo, em inglês, nada mais é do que um profissional que atua no aconselhamento em saúde através dos meios digitais – ou seja, através do telefone celular, whatsApp, áudios e videoconferências. Mas qual a finalidade disso? Graças ao HealthTech, qualquer pessoa consegue conversar sobre sua queixa de saúde e receber um primeiro atendimento remoto individualizado, visando identificar fatores de risco, doenças de base e indícios de gravidade do quadro. Na atualidade, onde a ida à emergência representa um risco exponencial de infecção pelo SARS-CoV-2 (o vírus causador da COVID-19), o HealthTech evita idas desnecessárias à unidades de saúde, sendo por isso uma forma importante de prevenção.  

Desde o primeiro momento da pandemia a equipe da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) tem contado com o apoio deste profissional. Graças a ele foi realizado um controle efetivo da transmissão do COVID-19 no quadro daqueles funcionários da instituição, que não poderiam atuar somente em home office. 

Passados sete meses, toda a equipe expressa a sensação de tranqüilidade e gratidão, pelo fato das suas queixas terem sido ouvidas e sanadas, amenizando as tensões e insegurança tão freqüentes nestes tempos de incertezas. Cuidar de quem cuida tem sido a meta do HealthTech da IBCM, que celebra feliz os exitosos resultados desta inovadora e ousada tecnologia social. 

A experiência pontual tem evidenciado que novas tecnologias são necessárias para enfrentar novos desafios, em contextos adversos. Mesmo à distância, o HealthTech é a expressão real da possibilidade de uma proximidade singular entre o cuidador e aquele que é cuidado. Os benefícios são múltiplos e alcançam muito além dos atores envolvidos. 

Quando tudo o que vivemos for pretérito, sábios e doutos irão render justas homenagens também a esses profissionais, cuja atuação, tem sido extremamente relevante em uma das maiores pandemias dos últimos séculos e da qual, também graças a eles, sairemos vencedores!

* Padre Alfredo Dórea é arcebispo da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. Graduado em filosofia e teologia. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Atua no diálogo interreligioso, combate às violências, discriminações e preconceitos, defesa dos direitos humanos e das pessoas mais vulneráveis e empobrecidas, sobretudo as que vivem com o HIV/AIDS.

* Nícholas Ponso, estudante de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), voluntário na Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). Presidente do Diretório Acadêmico do curso de Medicina da Escola Bahiana; membro fundador do Grupo de Pesquisa em Álcool e Outras Drogas, da Escola Bahiana.

Comentários

Outras Notícias

[PAIXÃO DADIVOSA]
Artigos

PAIXÃO DADIVOSA

27 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[EXIGÊNCIAS UNILATERAIS ]
Artigos

EXIGÊNCIAS UNILATERAIS

20 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ABUSOS IMPUNES]
Artigos

ABUSOS IMPUNES

13 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?]
Artigos

Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?

07 de Março de 2024

Em recente pesquisa realizada pela Fundação José Silveira, foram estudados oito domínios da qualidade de vida dos idosos (maiores de 60 anos)

[MULHER]
Artigos

MULHER

06 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ANIZ]
Artigos

ANIZ

28 de Fevereiro de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos