Terceirizada presta serviço à prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde
Imagine você trabalhar mais de 60 horas extras em um mês e não receber por elas. Essa seria a situação vivenciada por funcionários da empresa Appa Empregos, terceirizada que presta serviços à prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com ouvintes do programa PNotícias, da rádio Piatã FM, a empregadora não estaria arcando com o pagamento das horas de trabalho excedentes.
“Antes nós éramos contratados da empresa Braspe, que já não pagava as horas extras, depois ela [Braspe] saiu, e fomos contratados pela Appa. Essa empresa também não está pagando as horas extras”, conta um funcionário, que não quis se identificar por conta de represálias.
“Eu e outros funcionários também fizemos mais de 60 horas extras em um mês e não recebemos até agora, sendo que eles estão cientes dessas horas”, afirmou um dos denunciantes.
Outro funcionário afirma que as horas extras não são pagas aos colaboradores há mais de 1 ano. “Motoristas da campanha da Secretaria de Saúde de Salvador estão trabalhando mais de 12 horas por dia e não estamos recebendo as horas extras sendo que somos terceirizados pela empresa Appa. Isso já faz mais de 1 ano que a gente não ganha pelas horas extras”, acusa.
Um terceiro denunciante afirma, ainda, que a terceirizada da prefeitura também tem atrasado o pagamento do salário de seus empregados. “A Appa não está pagando o salário na data correta, que deve ser pago no 5º dia útil. A empresa fica no Costa Azul”, aponta.
O PNotícias entrou em contato com a Appa Empregos, que negou as acusações. “A empresa é uma terceirizadora de serviços e todo e qualquer serviço que é realizado, é repassado para a prefeitura. Então, se existe alguma hora que não foi paga, não só o trabalhador precisa receber, como a empresa também precisa receber essas horas, então, não faz sentido a empresa não pagar, uma vez que ela também precisa receber. Essas denúncias não chegaram à empresa”, explicou.
“O RH informou que não há nenhuma irregularidade em relação às horas extras, até porque a gente também sofre fiscalização pelos fiscais do serviço, então, na verdade, a empresa não conhece essa denúncia”, garantiu a Appa.
Ainda de acordo com a terceirizada, os funcionários realizam as horas extras e, em seguida, é feita uma apuração do total do trabalho excedente. “A empresa paga aos funcionários, comprova esse pagamento à prefeitura e a prefeitura faz o ressarcimento do valor para a empresa”, informou.
Além disso, a Appa Empregos afirmou que todos os pagamentos da empresa a funcionários, inclusive correspondentes a horas extras, estão em dia. “Salvo se for algum caso pontual e que não foi apresentado à empresa para que a empresa possa fazer a regularização. A empresa precisa ter o conhecimento dessa irregularidade e também a cobrança à prefeitura”, completou.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), responsável pelo contrato da prefeitura com a Appa Empregos, até o momento da publicação da matéria não havia informado se os pagamentos da gestão municipal à terceirizada estão em dia.