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Acompanhantes de pacientes e funcionários denunciam terceirizada Sabore por problemas com refeições no Hospital Roberto Santos

15 de Outubro de 2020 às 23h41 - Por: Beatriz Araújo Foto: Reprodução // BNews
[Acompanhantes de pacientes e funcionários denunciam terceirizada Sabore por problemas com refeições no Hospital Roberto Santos]

Denúncias dão conta de atraso na distribuição da alimentação e presença de insetos na comida

Funcionários da terceirizada Sabore, que presta serviço no Hospital Geral Roberto Santos, e acompanhantes de pacientes denunciaram, na tarde desta quinta-feira (15), uma situação considerada "inaceitável" na unidade hospitalar. Eles alegam que pacientes e funcionários ficam mais de 14 horas sem se alimentar por causa do atraso na entrega das refeições. Os terceirizados reclamam das condições de trabalho e, sobretudo, do atraso no pagamento dos salários e outros direitos trabalhistas.

"A situação do hospital vem se agravando. Tentamos encaminhar os documentos para a secretária de Saúde da Bahia. fizemos protesto na secretaria semana passada. Ententendemos que a alimentação é um direito dos trabalhadores e dos pacientes. Damos plantões de 12 horas e não tem condicoes de os funcionários não terem uma alimentação digna", disse uma representante do sindicato em entrevista ao Balanço Geral Tarde.

Familiares de pacientes reclamam da qualidade da comida, que já teria sido entregue com insetos e larvas. Uma funcionária da Sabore disparou: "falta dietas, fórmula lacteas para cianças, tem atrasos constantes, qualidade ruim, horários não são cumpridos. A coordenadora de nutrição que apontava todas as falhas da Sabore notificava tudo, e a resposta da Sesab foi tranferi-la daqui para outara unidades. Eles transferiram a fiscal do contrato para outra instituição", denunciou. 

Em resposta, a Sesab alegou que "a divulgação infundada do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde) é perigosa e leviana, ao afirmar que pacientes estão há 14 horas sem alimentação". Ainda em nota ao BNews, a Sesab disse que o SindSaúde não é uma representação exclusiva dos servidores estaduais e salientou que informações falsas estão sendo divulgadas, mas não disse de forma assertiva se os salários estão ou não em dia. 

"Infelizmente, algumas entidades estão aproveitando o período eleitoral para difundir informações falsas e galgar visibilidade. No que tange ao salário dos profissionais terceirizados das áreas mencionadas, o caso será apurado pela Diretoria Geral da Secretaria da Saúde do Estado".

Questionada sobre a suposta transferência da coordenadora de nutrição por causa das constantes notificações da profissional acerca do serviço mal prestado pela Sabore, a Sesab rebateu: "a mesma encontra-se lotada atualmente no Cedeba, que é o Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia, uma unidade de excelência no cuidado com os pacientes diabéticos e centro de excelência em ensino e pesquisa. É lamentável que a valorização do profissional por parte do Estado não seja adequadamente interpretada pelo sindicato".

Servidores do hospital também participaram do protesto e pediram que a Sesab intervenha na situação do Roberto Santos. 

Procurada, a Sabore, através de sua assessoria de imprensa, informou que "a manifestação que ocorreu nesta quinta-feira (15) não foi realizada por funcionários da empresa e sim pelo Sindsaúde". Ainda em nota, a Sabore disse que "a instituição preza pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos, seguindo todas orientações passadas pelos órgãos fiscalizadores".

A empresa também negou que tenha havido atraso na entrega da alimentação, por mais que os denunciantes tenham entrado, ao vivo, no programa Balanço Geral Tarde se quixando da situação: "com relação ao atraso na entrega da alimentação, ressaltamos que não houve suspensão do fornecimento para pacientes, acompanhantes e funcionários".

Já sobre as denúncias no atraso do pagamento, a terceirizada disse que "está apurando a existência de funcionários com remuneração em atraso, no mês corrente e, caso seja confirmado, será resolvido o mais rápido possível".

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